Regulamento


Artigo 1.º - Objeto

O presente regulamento visa estabelecer o modo de funcionamento da iniciativa Académica Start UC – Ensino Secundário, uma iniciativa da Reitoria da Universidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra.

Artigo 2.º - Objetivos

São objetivos da Académica Start UC – Ensino Secundário, sensibilizar,dinamizar e reforçar a capacidade dos estudantes para o empreendedorismo e inovação social, a partir da sensibilização e desenvolvimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Artigo 3.º - Destinatários

O concurso destina-se a todos os estudantes do Ensino Secundário e Profissional, incluindo os dos cursos profissionais, matriculados no 10.º, 11.º e 12.º anos, ou equivalentes. As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição online, disponibilizado no site www.academicastartuc.com, até ao dia 28 de fevereiro de 2020.

Artigo 4.º - Temas

O concurso terá diferentes temas de acordo com o ano de escolaridade. Cada ano escolar terá assim associados ODS específicos. ODS associados a cada ano de escolaridade: 10.º ano: Erradicar a Pobreza (ODS 1), Erradicar a Fome (ODS 2), Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável (ODS 6); 11.º ano: Energias Renováveis e Acessíveis (ODS 7), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) 12.º ano: Igualdade de Género (ODS 5), Trabalho e Crescimento Económico (ODS 8), Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS 9), Reduzir as Desigualdades (ODS 10), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

Artigo 5.º - Elegibilidade

  1. As equipas deverão ter até 5 elementos, não havendo limite de participantes por turma ou escola.
  2. Deverá exisitir equilíbrio dos elementos do sexo feminino e masculino dentro da mesma equipa.
  3. Cada equipa deverá ter um docente da escola onde estes alunos estejam matriculados que irá auxiliar os alunos na elaboração da ação.

Artigo 6.º Exclusão de participação

Nenhum elemento do Júri ou da organização poderá participar neste concurso.

Artigo 7.º - Funcionamento

  1. Após a inscrição na plataforma, será disponibilizado a cada equipa um kit online de sensibilização sobre os ODS que servirá como base de trabalho para os estudantes.
  2. Os estudantes deverão desenvolver uma ação sobre o ODS escolhido junto da sua comunidade (escola ou município) com o objetivo de alertar a sociedade para os problemas identificados que vão contra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e apresentar soluções para o combate destes problemas.
  3. A atividade a realizar deverá ser sustentável e evitar materiais não reutilizáveis como garrafas de plástico, papel em demasia, etc.
  4. Os estudantes deverão realizar um vídeo, com um máximo de 120 segundos em formato mp4, que contenha:
    1. ODS escolhido;
    2. Problema identificado na comunidade (escola, município ou sociedade no geral);
    3. Objetivo da ação escolhida;
    4. Ação escolhida;
    5. Eventuais resultados obtidos (caso se apliquem, dependendo da atividade).
  5. O vídeo deverá ser enviado por WeTransfer para [email protected] até dia 29 de março de 2020, juntamento com um pequeno relatório que foquem os mesmo pontos referidos no ponto anterior (máximo de duas páginas A4).
  6. A organização não se responsabiliza por eventuais falhas ou problemas informáticos.

Artigo 8.º - Avaliação

  1. A avaliação das várias propostas em cada ODS será efetuada por um Júri nomeado pela organização.
  2. Os vídeos serão avaliados pelo júri de acordo com os seguintes parâmetros:
    • Originalidade (25%)
    • Conteúdo formativo (30%)
    • Pertinência (25%)
    • Exequibilidade (20%)
  3. Os 5 melhores vídeos por ODS serão divulgados numa plataforma tecnológica para votação do público.
  4. Na decisão final do vencedor de cada ODS, a votação do público valerá 50%, acrescendo à avaliação inicial do júri, que valerá os restantes 50%.
  5. Serão atribuídos 50€ em vales de compra para cada elemento de cada equipa vencedora.

Artigo 9.º - Competências do Júri

  1. O Júri delibera de modo definitivo, independente e irrevogável sobre todos os assuntos, dúvidas ou conflitos relacionados com a gestão do concurso, avaliações e entrega de prémios.
  2. O Júri terá a seu cargo zelar pelo cumprimento do regulamento.
  3. O Júri reserva-se o direito de não eleger uma equipa vencedora caso considere que nenhuma das propostas cumpre os critérios mínimos do mesmo.
  4. Da decisão do júri não haverá lugar a recurso.

Artigo 11.º - Divulgação

Os participantes autorizam que a organização da Académica Start UC – Ensino Secundário utilize, para divulgação, os seus vídeos.

Artigo 12.º - Casos omissos

  1. Cada situação omissa neste regulamento será devidamente estudada e ponderada pelos elementos da organização, que tomarão as medidas que entenderem mais adequadas.
  2. A organização reserva-se o direito de alterar pontualmente o presente regulamento caso as circunstâncias assim o exijam, obrigando-se, nestes casos, a informar todos os participantes.


"